IT137-23-401
Uma
bolsa de investigação, no âmbito do projeto
ScalingASD - "Homeostatic plasticity defects in autism: insight from human mutations in the CNTNAP2 gene”
ScalingASD - "Homeostatic plasticity defects in autism: insight from human mutations in the CNTNAP2 gene”
Área Científica de Biomedicina, Ciências da Vida, da Saúde ou Áreas Afins, com vertente experimental.
Atualizações
IT137-23-401 Uma bolsa de investigação, no âmbito do projeto ScalingASD - Homeostatic plasticity defects in autism: insight from human mutations in the CNTNAP2 gene
Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação
A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação, no âmbito do projeto ScalingASD, com a referência 607/C/2022 e com o título “Homeostatic plasticity defects in autism: insight from human mutations in the CNTNAP2 gene”, financiado através da Fun dació La Marató de TV3, com as seguintes características:
Área(s) Científica(s): Biomedicina, Ciências da Vida, da Saúde ou Áreas Afins, com vertente experimental.
Destinatários/as da (s) bolsa (s)/ Requisitos de admissão: O/a candidato/a selecionado/a deverá ser detentor/a do grau de mestre em Biomedicina, Ciências da Vida, da Saúde ou áreas afins, com vertente experimental, além de experiência comprovada em neurociências ao nível celular e molecular, em biologia molecular (clonagem de plasmídeos), em estudos bioquímicos, em microscopia (microscopia confocal e análise de imagem) em células vivas, nomeadamente em ensaios de complementaridade de fluorescência para análise de interação entre proteínas e ainda estar inscrito num curso não conferente de grau nas suprarreferidas áreas.
O curso não conferente de grau académico deverá estar relacionado com o tipo de atividade da bolsa.
Consideram-se «Cursos não conferentes de grau académico» os cursos a que se refere a alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, desde que desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou várias unidades de I&D;, de acordo com o previsto na alínea e) do Artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT
Ainda que os/as destinatários/as tenham de estar inscritos/as num ciclo de estudos não conferente de grau académico, não é exigido no momento da candidatura que o/a candidato/a tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização da bolsa. Aos/Às candidatos/as apenas é exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever na oferta formativa. Se existirem candidatos/as já inscritos/as (incluindo a frequentar um curso), estes/as concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles/as que não se encontram inscritos/as.
Plano de trabalhos/Objetivos a atingir: O/A bolseiro/a irá receber formação científica avançada para desenvolver trabalho de investigação; participará em trabalhos de biologia molecular para preparação de construções plasmídicas, na preparação de culturas primárias de neurónios, em estudos bioquímicos para análise de interação entre proteínas e em estudos de microscopia em células vivas com ensaios de complementaridade de fluorescência. O/A Bolseiro/a participará nas reuniões semanais do laboratório, onde apresentará os seus resultados, assim como publicações recentes relevantes ao âmbito do trabalho.
Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído/a ao/à Bolseiro/a o Estatuto de Bolseiro da UC, conforme o disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.
Local de realização da bolsa: CNC-Centro de Neurociência e Biologia Celular, Universidade de Coimbra
Duração da(s) bolsa(s): 6 meses
Renovação: Eventualmente renovável, mediante o cumprimento do estipulado no artigo 15º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para Ciência e Tecnologia IP.
Orientação Científica: Prof.ª Doutora Ana Luísa Monteiro de Carvalho
Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a € 1.199,64 correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/financiamento/programas-de-financiamento/bolsas/). Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária. (A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais ). O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.
Métodos de seleção: Avaliação Curricular (70%) e Entrevista (30%)
Critérios de seleção: Na Avaliação Curricular serão considerados os seguintes critérios:
- Adequação do perfil do candidato ao plano de trabalhos a desenvolver (70%);
- Percurso Académico (10%);
- Média de Mestrado (10%);
- Publicações em atas e revistas científicas (10%);
Na Entrevista serão considerados os seguintes critérios:
- Conhecimentos e perfil adequado às funções a desenvolver (70%);
- Motivação e interesse (15%)
- Capacidade de expressão e fluência verbal (10%);
- Relacionamento interpessoal (5%).
Composição do Júri de Seleção: Prof.ª Doutora Ana Luísa Monteiro de Carvalho (Presidente); Doutora Ângela Rosalina Sanches Inácio (1º Vogal Efetivo); Doutor Luís Filipe da Silva Ribeiro (2.º Vogal Efetivo); Doutora Joana Isabel Simões Ferreira (1.º Vogal Suplente); Doutora Maria Ester Freitas Barbosa Pereira Coutinho (2.ª Vogal Suplente)
Formalização de candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas através da submissão eletrónica dos seguintes documentos: (1) Carta de motivação; (2) Comprovativo de inscrição em curso não conferente de grau - apenas obrigatório na fase de contratualização; (3) Curriculum Vitæ; (4) Certificado(s) de habilitação/ões correspondentes ao grau de mestre; (5) declaração abaixo descrita, a qual deverá ser realizada, em formulário próprio no portal Apply UC (link a seguir, na informação para envio), com o processo de submissão de candidatura:
Declaração sob compromisso de honra do/a candidato/a com a indicação da(s) bolsa(s) da tipologia a concurso que realizou e a respetiva duração da(s) mesma(s).
Os/As candidatos/as com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar Certidão de registo de reconhecimento de acordo com a legislação aplicável. Este documento é obrigatório apenas na fase de contratação.
Envio de candidaturas: As candidaturas são formalizadas obrigatoriamente via portal Apply UC pelo link: : https://apply.uc.pt/IT137-23-401 .
Prazo para formalização da candidatura: 17/11/2023 a 30/11/2023
Data limite de candidatura: 30/11/2023
Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos/às candidatos/as, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os/as candidatos/as serão notificados para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os/as candidatos/as selecionados/as terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do/a candidato/a selecionado/a, será notificado/a o/a candidato/a imediatamente melhor classificado/a.
Concluído o processo de seleção será elaborado o contrato de bolsa em acordo com a minuta de contrato disponibilizada pela FCT.
Terminado o prazo contratualizado deverá ser elaborado, pelo bolseiro(a) e orientador(a), o relatório final de acordo com os respetivos critérios de avaliação que sejam estabelecidos.
Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Universidade de Coimbra, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
Neste sentido, ninguém pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, orientação sexual, género, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.
Lista de reserva de seleção: n/A